quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Adventskalender

Estava aqui numa sessão nostalgia, lembrando dos Natais da minha infância. Tem sempre certas coisas e acontecimentos que marcam a gente: adorava a árvore de Natal na casa da minha avó, sempre um pinheiro natural cortado do jardim, enorme (ou eu era bem menor?!) e ricamente decorado. Os cartões de Natal que eu fazia para mandar aos parentes e amigos, quase desaparecidos nesta época de mails, orkuts e twitters da vida... E também os Adventskalender que a gente ganhava, que cada dia continham uma surpresa diferente para alegrar o dia.
Mas o que é um Adventskalender? É uma tradição alemã, uma forma de marcar e contar a chegada do Natal. Li que os primeiros surgiram por volta de 1850 e a moda pegou, perdurando até os dias atuais. Consiste em um calendário com 24 janelinhas, sendo que a primeira é aberta em 1º de dezembro e a última no dia 24/12, simbolizando a chegada do Natal. Atrás de cada uma pode-se encontrar um desenho, um chocolate, uma mensagem, um pequeno presente... enfim, depende da criatividade de quem elaborou o calendário ou do fabricante.
Pode ter diversos formatos: lembro de um que eu tinha feito com caixinhas de fósforo que compunham uma casinha e de outro em que pequenas caixas de papelão decoradas e presas por fitas em um cabide fizeram minha alegria por aquele dezembro inteiro!
Encontrei algumas fotos para ilustrar melhor.







Não é uma boa idéia para já entrar na magia do clima natalino? Ainda dá tempo de fazer o teu em casa e presentear aquela pessoa bem especial!
Frohe Weihnachten! Feliz Natal!

Um comentário:

  1. Comigo isso não funcionaria, muito antes do natal todo o chocolate já teria acabado, é o tipo da coisa que só prejudicaria meu histórico com o Noel.

    ResponderExcluir

Adoro receber um recadinho! Obrigada pelo carinho... e volte sempre, estarei esperando!

Schreib doch einen Kommentar für mich... Ich würde mich so sehr darüber freuen... Und komm doch bald wieder vorbei!!